
Quando uma organização é criada e seus projetos passam a se tornar realidade, os idealizadores buscam definir suas metas e objetivos baseados em sonhos e concepções pessoais. Com o passar do tempo torna-se necessário, seja pela idade, por novos projetos ou por situações não previstas, substituir as pessoas. Entender o que é plano de sucessão é fundamental para momentos como esse!
O que pode acontecer se a empresa não estiver preparada para preencher uma vaga crítica de maneira ágil? Exemplos de empresas que encerraram suas atividades após o filho assumir o papel do pai na diretoria são mais comuns do que imaginamos.
Por isto, neste artigo entenderemos o que é plano de sucessão, como ele deve ser estruturado e sua importância para a sustentabilidade das organizações.
De que maneira um plano de sucessão pode ocorrer?
Um plano de sucessão pode acontecer de duas maneiras: de forma confusa e desorganizada, gerando estresse e conflitos ou de uma maneira tranquila, desde que a empresa coloque este assunto em pauta no seu planejamento estratégico e trabalhe efetivamente avaliando a continuidade do negócio por meio de indivíduos que estejam alinhados com a cultura organizacional.
Alguns passos são fundamentais para que o plano de sucessão funcione corretamente. São eles: identificar, desenvolver e acompanhar os potenciais sucessores das funções estratégicas.
Identificar sucessores
A identificação deve ser feita por meio do mapeamento das competências individuais. Para identificar quais os profissionais mais preparados para assumir em determinado tempo uma posição crítica, a empresa deve estabelecer quais as competências técnicas e comportamentais que este profissional deve apresentar. Informações como grau de instrução, experiência profissional e tempo em cada cargo, promoções e méritos, interesses profissionais, capacidades e habilidades específicas permitem que rapidamente o RH consiga linkar colaboradores com potencial para assumir novas oportunidades.
Desenvolver sucessores
Dentro das estratégias organizacionais, a empresa deve dispor de um orçamento para preparar o profissional nas competências, sejam elas técnicas — aquelas que dizem respeito à esfera de métodos e ferramentas que podem ser utilizadas em processos específicos, e comportamentais ou interpessoais, ou seja aquelas que consideram os aspectos que envolvem ações entre pessoas, como a comunicação e o trabalho em equipe.
Acompanhar sucessores
Depois que o mapeamento dos sucessores for finalizado é preciso acompanhar este profissional na sua trajetória. Existem processos de sucessão que podem levar de 6 meses até 5 anos, de acordo com a maturidade e prontidão do indivíduo para assumir a nova posição. Estar próximo a este colaborador durante todo o processo é primordial.
A preocupação com a sucessão sempre esteve presente nas organizações mesmo que sem uma estrutura definida. Dentro do ambiente competitivo em que nos encontramos, as instituições passam a entender o que é o plano de sucessão e que ele deve ser idealizado para evitar riscos na continuidade do negócio, principalmente por falta de pessoas preparadas para assumir posições de liderança ou técnicas.
Não é simples definir o que se espera das pessoas e quais as expectativas de crescimento e posicionamento no mercado em longo prazo, mas ao estruturar estes pontos que convergem em escolher os potenciais sucessores, há uma série de vantagens que contribuem para a longevidade da empresa.
Agora que você entendeu o que é plano de sucessão, não perca tempo e confira nosso conteúdo sobre “como implementar um plano de sucessão” na sua empresa”
Fonte: https://blog.solides.com.br/o-que-e-plano-de-sucessao/?utm_term=&utm_campaign=pareto.aw.gsn.general{blog}{LDt}&utm_source=adwords&utm_medium=ppc&hsa_acc=5023217460&hsa_cam=12550667912&hsa_grp=129846598923&hsa_ad=591926408615&hsa_src=g&hsa_tgt=dsa-1466823538259&hsa_kw=&hsa_mt=&hsa_net=adwords&hsa_ver=3&gclid=CjwKCAjwjZmTBhB4EiwAynRmD3UK56GqhxNKG5CO50W02zA2iPSMBu0aM3tO8Vv6lgPsnNdDoN9wyxoCsDgQAvD_BwE
Comments