O que é Matriz de Risco? Por que todo gestor deveria utilizar a Matriz de Risco?

Os erros acontecem em qualquer tipo de negócio, afinal, uma escolha ou decisão errada pode gerar diferentes impactos negativos. No entanto, o pior que pode acontecer para uma empresa é persistir nos erros, ou não implementar estratégias para evitá-los. Por isso é tão importante entender o que é Matriz de Risco.




Já conhecia esse termo? Bem, essa é uma das estratégias mais importantes na área de gestão de riscos. Isso porque ela é usada para prevenir que as organizações se deparem com problemas que poderiam ser mapeados antecipadamente.


Com o intuito de te ajudar, preparamos esse conteúdo completo para você entender o que é Matriz de Risco na prática. Além disso, veja também os benefícios que tornam esse métodos um dos mais fundamentais para o sucesso de uma boa gestão nas empresas.


O que é Matriz de Risco?


Para definir o que é Matriz de Risco, devemos destacar que é uma ferramenta de gerenciamento que permite ampliar a visibilidade de possíveis riscos, nesse caso, com o objetivo de ajudar os gestores de um negócio no processo de tomada de decisões.


Assim, a Matriz de Riscos tem sido amplamente adotada por muitas empresas, por ser uma ferramenta prática e fácil de usar. Ela ajuda a maioria das organizações a promover discussões robustas, ter mais consistência na priorização das ações que podem gerar riscos e focar no que é prioridade de fato.


Dessa forma, o grande diferencial dessa metodologia para qualquer outra é a possibilidade de ver os riscos apresentados em um gráfico de fácil interpretação.


Isso significa que, em resumo, a Matriz de Risco é usada ​​principalmente para determinar o “tamanho” de um risco e se esse risco está ou não controlado.


Sobre o que é matriz de risco, é importante entender que existem duas dimensões: ela analisa quão grave e também quão provável é um evento indesejado. Essas duas dimensões criam a matriz gráfica, combinando os dois fatores para dar a qualquer evento um lugar na Matriz de Risco.


Dessa forma, após os riscos identificados, o gestor consegue criar medidas preventivas e desenvolver um planejamento estratégico para evitar que os riscos de fato aconteçam.


Por que todo gestor deveria utilizar a Matriz de Risco?


Infelizmente, muitas empresas ainda insistem em funcionar sem uma política formal de avaliação de risco. É comum ver que não há uma equipe que avalie diretamente o impacto dos riscos na organização e isso impacta diretamente na definição de um plano de ação rápido.


Estamos tão acostumados a arriscar desnecessariamente, seja no âmbito pessoal ou profissional, que a tendência é ignorar os menores riscos e apenas reagir quando ocorrem.

Mas é por isso que o gerenciamento eficaz dos riscos traz um diferencial enorme para as empresas que possuem a preocupação em se prevenir.

Algumas das vantagens de utilizá-la são:

  • Traz uma percepção geral para a avaliação dos riscos, ajudando todas as áreas de uma organização;

  • Para ações que ainda não possuem dados e números completos, é possível se preparar antecipadamente a todos eles;

  • As empresas podem ajustar os critérios de risco para corresponder às circunstâncias de cada negócio;

  • Consegue considerar o máximo de variáveis possíveis que existe em uma empresa.


Próximos passos

Matrizes de risco podem e costumam ser fundamentais para as organizações como um todo. Afinal, definir o nível dos riscos ajuda tanto os gestores quanto os analistas a entenderem a gravidade das suas ações e como elas podem impactar a empresa.


Espero que tenha conseguido te ajudar quando o assunto for o que é Matriz de Risco. O nosso objetivo aqui é permitir que a sua empresa possa cultivar uma gestão de risco eficaz, permitindo o gerenciamento seja organizado e planejado.



 

Aproveite a promoção do Dias dos Pais e utilize o cupom PAI para ganhar 30% de desconto. Duvido você ficar de fora! Saiba mais clicando aqui



99 visualizações0 comentário