O G do ESG: a relação entre a governança corporativa e o desenvolvimento sustentável



Muito se fala atualmente em relação às pautas social e ambiental do ESG, ou seja, sobre a sustentabilidade ambiental e as relações sociais que são impactadas pelas atividades de uma empresa. Porém, pouco se fala em relação à Governança Corporativa, a letra G desse acrônimo, e a sua relação com os demais tópicos do ESG.


A governança corporativa, basicamente, representa a forma pela qual a empresa se organiza em relação à sua estrutura societária e de gestão, com o objetivo de garantir um alinhamento de interesses entre todos os envolvidos: sócios, gestores e demais partes interessadas.


Para isso há uma série de boas práticas que podem ser adotadas como, por exemplo, o planejamento estratégico, a implementação de órgãos de gestão e controle e de programas de Compliance, além da formalização de documentos que orientem as tomadas de decisão tanto por parte dos sócios (ex.: acordo de sócios), como em relação à gestão (ex.: políticas internas).


E, quaisquer das medidas de governança adotadas, elas sempre devem se basear em quatro princípios basilares: a equidade, a transparência, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa.


Dentre esses princípios o da responsabilidade corporativa é especialmente relevante para os demais itens da pauta ESG, na medida em que é ele em que se fundamenta a obrigação das organizações em não só cuidar da sua viabilidade econômico-financeira, mas também reduzir as suas externalidades negativas.


A organização que pensa a sua governança corporativa tem a obrigação em ser responsável em relação às suas atividades, para além do cumprimento da legislação. Deve procurar orientar suas decisões a partir dos seus próprios interesses em termos de lucratividade e perenidade, mas identificando, também, os impactos socioambientais que produz e trabalhar para minimizá-los.


É por isso que falamos que antes de pensar no ambiental e no social do ESG, a empresa deve se voltar para a sua própria governança corporativa, que é o alicerce e a partir da qual todas as medidas adotadas farão sentido.


Mas o foco não deve ser colocado na obrigação de ser responsável, mas nos benefícios que isso pode trazer.


Ao atuar de forma responsável a empresa está garantindo o desenvolvimento sustentável do meio e das pessoas com que se relaciona e, também, de si mesma, uma vez que melhorará a sua reputação perante seus sócios e partes interessadas, ganhando credibilidade e confiança para com todos com que se relaciona, o que, na prática, implicará em um aumento da sua carteira de clientes, atração e retenção de talentos, melhores condições para compras e obtenção de créditos e investimentos.


Além disso, diminuirá eventuais prejuízos decorrentes, justamente, de problemas associados à sua má-reputação, às falhas de conduta de seus membros, à cobrança decorrentes de multas administrativas e de processos judiciais.


Fonte: https://www.saudebusiness.com/colunas/o-g-do-esg-relacao-entre-governanca-corporativa-e-o-desenvolvimento-sustentavel



 


Torne-se um(a) Especialista ou Gestor(a) de Riscos com o Curso "Fórmula de Implantação em Gestão de Riscos".



Lista de espera:


Curso alinhado com as melhores práticas de mercado, em plataforma online, com aulas ao vivo e com certificado.


Duração: Aulas: 2 meses e meio / Plataforma de ensino: 6 meses

Formas de pagamento: em até 12x no cartão ou boleto

Valor: em até 12x R$279 ou 10% de desconto à vista


Faça parte dessa Comunidade!


* Programa economicamente acessível e totalmente flexível

* Você pode realizar o curso em qualquer lugar e horário

* Apoio com a nossa equipe de especialistas

* Contribui para o seu desenvolvimento profissional de forma prática e rápida

* Auxilia no seu processo de Implantação de um modelo de Gestão de Riscos robusto na sua empresa

* Possui ferramentas inovadoras

* Plataforma de fácil manuseio e com diversos materiais exclusivos

* Comunidade interativa para troca de experiências

* Com recursos, como: mais de 10 e-books, templates, podcast, planilha em excel e muito mais!


Garanta a sua vaga na nossa lista de espera, não perca essa oportunidade!!!


Saiba mais em: contato@arpdigitalconsulting.com


#gestaoderiscos#saopaulo#gestoresempresariais#gestaoempresarial#auditoriainterna#risco#auditoria#compliance#gerenciamentoderisco#iso31000#controlesinternos#lgpd#coso

17 visualizações0 comentário