top of page
  • ARP Risk

Gestão de risco: o que é e por que implementar?

Gestão de Riscos é uma estratégia cada vez mais utilizadas nas empresas. Nada mais é do que um processo de identificação, avaliação e controle das possíveis ameaças de uma organização — sejam elas incertezas financeiras ou responsabilidades legais, sejam erros de gerenciamento estratégico, acidentes, erros operacionais, fraudes ou desastres naturais.


Nos últimos tempos, até mesmo pela aplicação da LGPD, as ameaças à segurança e o risco relacionado a vazamentos de dados tornaram-se uma das principais preocupações das empresas, fazendo com que prevenir futuros problemas seja uma prioridade. Como resultado dessas preocupações, um plano de gerenciamento de risco é essencial para identificar e controlar ameaças à ativos digitais, incluindo dados corporativos, informações pessoais e de propriedade intelectual.


A importância de uma estratégia de gestão de risco

Ao implementar um plano de gestão de risco, a organização evita perdas futuras e se protege. Isso ocorre porque um plano de gerenciamento auxilia as organizações a estabelecer procedimentos para evitar ameaças em potencial, minimizar seu impacto caso ocorram e lidar com os resultados.


Essa capacidade de entender e controlar os riscos permite que as empresas sintam-se mais confiantes sobre suas decisões de negócios. Além disso, princípios sólidos de governança corporativa, que se concentrem especificamente no gerenciamento de riscos, podem ajudar a instituição a atingir seus objetivos.


Os principais benefícios da gestão de risco

Implementar uma estratégia de gestão de risco na sua empresa:

  1. cria um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários e clientes;

  2. aumenta a estabilidade das operações comerciais e reduz problemas jurídicos;

  3. oferece proteção contra eventos prejudiciais à empresa;

  4. protege todas as pessoas e ativos contra possíveis danos.

Todos os negócios enfrentam o risco de eventos inesperados e prejudiciais que podem custar dinheiro à organização ou causar seu fechamento permanente. Nesse contexto, a gestão de risco permite que você se prepare para o inesperado e evite custos extras.


Em uma estratégia eficaz de gestão de risco, também é necessário fazer a correta identificação das suas vulnerabilidades. A ARP Risk pode ajudar a sua empresa na capitação técnica das suas equipes, utilizando uma metodologia de fácil entendimento, com uma plataforma de ensino interativa e com baixo custo.


Entre em contato com os nossos especialistas para saber mais. Utilize o nosso e-mail comercial: contato@arpdigitalconsulting.com





 




59 visualizações0 comentário
bottom of page