top of page

Empresas têm até fim de 2025 para se adequar à NR-1


ree


A nova redação da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), publicada em 2024, estabelece novas regras para todas as empresas que empregam trabalhadores celetistas. A principal novidade da norma é a inclusão do gerenciamento de riscos psicossociais no trabalho, uma medida que busca proteger a saúde mental dos colaboradores e reduzir problemas relacionados a estresse, burnout, conflitos interpessoais e desequilíbrio entre vida pessoal e profissional. A normativa aponta, ainda, que as empresas têm até o fim de 2025 para se adequar.


A saúde mental no trabalho é um tema que está ganhando relevância mundial. Instituições como a Associação Americana de Psicologia (APA) apontam que o ambiente de trabalho está entre os principais fatores de risco para problemas de saúde mental. No Brasil, dados do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2024, foram requisitadas 472,3 mil licenças médicas por transtornos como ansiedade, depressão e outros distúrbios mentais. Um estudo de revisão da literatura na área da saúde coletiva, publicado na Scielosp, que envolveu 56 mil trabalhadores de 26 categorias profissionais, revelou que 30% deles enfrentavam problemas de saúde mental.


Riscos psicossociais ampliam abordagem da NR-1

Historicamente, questões relacionadas ao ambiente de trabalho eram tratadas em programas de ergonomia e riscos ambientais. Com a atualização da NR-1, os riscos psicossociais passam a ser considerados formalmente no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, alcançando mais segmentos.


O professor Renato Claudino, responsável pelo eixo de saúde e bem-estar do Senac Empresarial em Santa Catarina, comenta que a instituição construiu diversos materiais para ajudar os empreendedores. Segundo ele, as soluções pensadas pelo Senac foram feitas com base em pesquisas sobre diversos temas, como estresse ocupacional, relacionado à sobrecarga de trabalho, exigências de tempo e falta de controle das tarefas; burnout, provocado por trabalho excessivo, falta de apoio social e esgotamento profissional, e outras.

Esses fatores impactam diretamente na motivação, satisfação e produtividade dos colaboradores, o que evidencia a necessidade de políticas preventivas e programas estruturados dentro das empresas.


Soluções do Senac Empresarial para adequação à NR-1

A NR-1 é uma pauta importante do Senac Empresarial, marca da educação corporativa lançada em julho pelo Senac Santa Catarina que desenvolve soluções customizadas com a expertise que possui por meio do envolvimento com o mercado catarinense.


O Senac Empresarial desenvolveu três soluções que variam conforme o porte e a necessidade da organização. Para pequenas empresas, o projeto inclui uma formação de 10 horas que explica a norma, a relevância e ações práticas para adequação.


Para empresas de médio porte, com 30 a 40 colaboradores, a capacitação é de 20 horas e inclui ações de acompanhamento para apoiar a implementação das medidas.


Já para grandes empresas, a formação é de 109 horas em formato híbrido, dividida por público e programas específicos:


  • Você em foco: pesquisa de clima organizacional para mapear riscos psicossociais;

  • Liderar com cuidado: capacitação voltada para lideranças;

  • Mentores do bem-estar: colaboradores atuam como referência para apoio emocional;

  • Guia de Saúde Mental da empresa: documento interno que formaliza políticas de cuidado com saúde mental, similar a manuais de ética.


— Se a empresa quer liderar a transformação exigida pela NR-1, ela precisa começar a liderar a si mesma emocionalmente, com base na ciência e na compaixão estratégica — afirma Renato Claudino.



ree

 

 

 
 
 

Comentários


bottom of page