Barragem em Rio Acima sobe para o nível 2 de risco

No nível 2, estrutura precisa de reparos e imóveis na zona de autossalvamento são evacuados. Defesa Civil informou que estrutura será vistoriada hoje


A barragem B2 da Mina de Fernandinho, em Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passou para o nível 2 de emergência. A informação é da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O local será vistoriado hoje (11/1), segundo a Defesa Civil.


A barragem é de responsabilidade da Minérios Nacional, que faz parte do grupo CSN. (…) em razão do grande volume de chuvas nos últimos dias em Minas Gerais, e em alinhamento com a empresa projetista Fonntes Engenharia, acionou o nível 2 de emergência da barragem conhecida como B2, localizada em Rio Acima (MG), conforme orientações do Plano de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM)”, diz a nota divulgada nesta terça-feira.

Segundo a mineradora, não há mais moradores na Zona de Autossalvamento (ZAS) e a equipe trabalha para minimizar os impactos na estrutura. “Com a redução das chuvas será possível avançar nos reparos para restabelecer o nível de segurança. Por fim, informa que os órgãos competentes já foram avisados, e segue à disposição das autoridades”, conclui.


Ainda nesta manhã, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais também divulgou uma nota informando que foi comunicada da elevação do nível de risco na barragem pela CSN por meio de contato telefônico.

"Os órgãos responsáveis pela fiscalização das barragens de mineração farão vistoria no local na manhã de hoje, 11 de janeiro de 2022", diz o órgão. "Importante salientar que não houve rompimento de barragem e que não há população à jusante dela. Destaca-se, também, que o nível de emergência 2 não indica o risco iminente de rompimento da estrutura", reforça a Cedec.


Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/01/11/interna_gerais,1336789/barragem-em-rio-acima-sobe-para-o-nivel-2-de-risco.shtml




Utilize o nosso Cupom ARP2022 e obtenha 30% de descontos em TODOS os curso e livros. Corre pq é por tempo limitado! Para maiores informações, entre no link: https://www.arpdigitalconsulting.com/oferta-especial


5 visualizações0 comentário